- moda e estilo: como descobrir o estilo próprio

19/03/2010 00:01

As diferenças entre moda e estilo e dicas para encontrar uma maneira marcante de se vestir.

 

 

É muito comum a confusão entre os conceitos de moda e estilo, mas a diferença entre eles é significativa. Enquanto o estilo faz parte de uma construção individual, de uma personalidade e identidade e é atemporal, a moda é massificadora e efêmera. No entanto, á a partir do estilo que surge a moda, e desde seu surgimento, só há um caminho a ser percorrido: em direção ao declínio.

O fato de “estar na moda” não significa necessariamente estar bem vestido. É necessário aprender a combinar a aparência com estilo de vida e personalidade. Encontrar o próprio estilo não é uma tarefa tão fácil assim, pois, diferente da moda, não pode ser comprado, ele se desenvolve com o tempo. Entretanto, existem algumas formas de descobrir o estilo próprio.

Em primeiro lugar, o autoconhecimento é fundamental, e esse seja, talvez, o fator que torne a busca de um estilo próprio uma tarefa mais complexa. É necessário eleger as características mais marcantes e agradáveis de si próprio e tentar valorizá-las sempre, com algum acessório que se tornará obrigatório na composição do visual diário.

O segundo passo é analisar se aquela aparência é agradável aos próprios olhos e se gera um sentimento de conforto. No caso de dúvidas, é possível tentar enxergar pelos olhos dos outros, ou seja, pedir a opinião de pessoas do convívio que conheçam bem quem está em busca do estilo. É fundamental que a pessoa seja fiel a si mesma e assumir, inclusive, seus pontos fracos, transformando-os em charme.

São os detalhes que fazem a diferença, portanto os acessórios são indispensáveis. É possível ter estilo vestindo o dueto básico de calça jeans e camiseta branca. Tudo depende da ornamentação, seja ela uma bolsa, um sapato diferente ou bijuterias.

O estilo é aprimorado aos poucos, não precisa ser marcante imediatamente. Algumas pessoas marcam devido a estilos extravagantes, outras chamam a atenção pelo modo como se adaptam com facilidade à moda e ao momento. Tudo é uma questão de personalidade.

O estilo é a materialização da identidade e personalidade de alguém. A sazonalidade da moda não admite tal fidelidade à maneira de se vestir, em especial àqueles que se tornam seus escravos. Desde o momento da sua concepção, já tem o destino traçado: o fim. Já dizia Coco Chanel: “A moda passa, o estilo permanece”.

Voltar

gostou? comenta ai.

Nenhum comentário foi encontrado.