- musicalidade

23/02/2010 14:53

É fato que, a cada dia, as crianças amadurecem mais cedo. A prova cabal disso é o cantor pop canadense Justin Bieber, de apenas 15 anos, que já embala as paradas americanas desde meados de 2009. A musica One Time, lançada mundialmente em julho de 2009, alcançou o Top 20 das paradas americanas, mostrando à critica a capacidade do garoto.

Após tamanho sucesso, ele apresentou, ao lado da atriz mirim Miranda Cosgrove, o prêmio de melhor cantora do importantíssimo VMA (Video Music Awards). Seu primeiro CD, o My World, ja conta com outros dois singles de sucesso na lista Hot 100 americana.

Amissíssimo de outra cantora de sucesso, Taylor Swift, já dedicou várias músicas a ela, inclusive seu último sucesso Favorite Girl, que ganhou uma versão acústica.

Filho de pais divorciados, Justin tem uma irmãzinha de um ano, Jazmyn, e um irmão de três meses, Jaxon, sendo ambos por parte de pai. Defensor do amor acima de qualquer coisa, ele revelou em entrevista à BBC que está solteiro e que poderia, sim, se apaixonar por uma fã, pois, segundo ele, o amor transcenderia quaisquer barreiras a ele impostas.

Na minha opinião, o diferencial do Justin são as letras inocentes, sinceras e cativantes, geralmente falando de amor a uma garota, usando de linguagem bem adolescente pra descrever sentimentos ainda não completamente amadurecidos. As batidas de suas músicas são desempolgantes, as melodias são manjadas, e a direção de seus videoclipes são quase amadoras. Justin tem talento, mas falta experiência musical, pois ele ainda está novo e usa isso ao seu favor, porém, com o passar do tempo, o público e a crítica se cansarão, portanto ele não tem muito tempo para provar que não é apenas mais um rostinho bonito.

Percebe-se ao ouvir a maioria de suas músicas influências de cantores como Usher, Sean Kingston, Ne-Yo e Chris Brown, quase sempre colocando batidas com leve teor latino, muita sintetização nas vozes, e fazendo estilo "rapper" em seus videoclipes, com casacos, gorro e bonés de aba reta. Outro recurso utilizado bastante é o de "popularidade", sempre colocando-se como dono das melhores festas, e conhecendo as garotas mais bonitas. Se continuar seguindo nessa linha de pensamento, dificilmente se destacará, pois o mercado musical encontra-se extremamente saturado desse tipo de cantores pop.

Na última semana, Justin declarou, ao ser comparado com o Justin Timberlake, que apesar de adorar outros cantores, que acha que pode ser maior que todos eles. Poder ser é uma coisa, mas fato é que ele ainda nao é. Se continuar tão pouco modesto, isso provavelmente não irá acontecer, então é bom ele ir aprendendo com os cantores ao seu redor. É isso ai, Justin, mais humildade e menos obviedade em suas músicas, e tem tudo para ter sucesso.

Voltar