- emos de boutique ou originais?

03/03/2010 00:13

 

            O NX Zero é uma banda que vive, ao mesmo tempo, céu e inferno, pelo fato de ser amada por muitos, e ao mesmo tempo criticada também. A banda é normalmente acusada de ter deixado seu estilo para tocar o que o mercado compra.  Rotulada pela grande maioria de emo, seus integrantes não gostam desse rótulo e defendem tocar Hardcore melódico, estilo defendido por outras bandas de sonoridade parecida como CPM 22, Fresno e Hevo 84.

            Sobre qualidade musical, pouco se pode criticar do NX Zero, pois a banda inteira é bastante talentosa, seja tecnicamente, seja em suas performances. O baterista Daniel, na minha opinião, é um dos melhores hoje no Brasil,  o guitarrista Gee também é um dos melhores compositores de  melodia que ouvi, e suas melodias são tão bem executadas  pelo outro guitarrista Fi. O único que eu acho que "nem cheira nem fede" é o baixista Caco, que faz pouco mais que o feijão com arroz.

            O cantor Di merece um parágrafo só dele. Ele tem seus momentos de genialidade alternados com momentos de falta extensão vocal. Basta procurar por 5 minutos no Youtube que você achará vídeos mostrando tanto a capacidade de cantar muito bem, quanto à capacidade de desafinar bastante. Uma coisa é certa: ele sabe como animar seu público, falando a linguagem dos jovens, e dizendo as coisas que eles querem ouvir.

            O NX Zero lançou seu primeiro CD, o Diálogo, ainda de forma independente, e ainda sem o Di como vocalista (o vocalista na época era o Yuri, atual vocalista do Granada). O disco é bem cru, e com musicas bem empolgantes, mantendo-se fechada ao estilo Hardcore no seu tipo mais básico: guitarras com muita distorção, bateria veloz e vocais gritados. Até hoje é ovacionado pelos fãs mais antigos, e tem clássicos como Apenas um Olhar, Mentiras e Fracassos, sendo apontado como o único álbum realmente original deles.

            Após relativo sucesso alcançado, o segundo CD, que leva o nome da banda, foi lançado e o sucesso foi praticamente instantâneo. O álbum é menos cru e mais suave, provavelmente para agradar o grande público, sendo esse objetivo inquestionavelmente alcançado. Porém, apesar da relativa mudança, a banda conseguiu manter ainda a maioria de suas características, tendo músicas como Além de mim, Incompleta e Consequência, conseguindo compor musicam agitadas e grudentas.

            O terceiro CD lançado, o Agora, foi um divisor de águas. A banda se rende ao grande público e começa a adotar a popularização, visando agradar sempre o grande público, abandonando seu estilo mais primordial e se tornando, essencialmente, pop rock, com músicas como Cartas pra Você, Cedo ou Tarde e Melhor Parte de Mim.

            Apesar de todas as expectativas de compor outro CD popular como o Agora, o NX Zero surpreendeu com seu último disco, o Sete Chaves. O novo álbum conseguiu retomar o antigo estilo e sem abandonar as melodias suaves, agradando a todos os públicos, e até agora alcançando a maior vendagem de todos os discos do NX zero, com novos hits, tais como Espero a minha Vez e Só Rezo.

            A banda segue embalada, compondo cada vez melhor, com influencias americanas, e alcançando uma maturidade  difícil de encontrar em bandas desse estilo aqui no  Brasil. Com essas qualidades a banda tem tudo pra  continuar no sucesso durante bastante tempo. Apesar de ser mal falada pelo fato de utilizar a beleza a seu favor e ser adorada pelas adolescentes do Brasil, é impossível negar que a banda tenha muita capacidade musical e criatividade diferenciadas.

 

Voltar

gostou? comenta ai

Nenhum comentário foi encontrado.