- guia básico de como se fazer jornalismo esportivo.

29/03/2010 01:00

 

Estava um pouco ausente mais voltei, essa semana na coluna vou falar não só de esportes, mas de como fazer Jornalismo Esportivo, em pouco tempo na área já aprendi muita coisa...

Para fazer pautas para matérias de esporte vamos seguir algumas regras básicas através destes passos:

 

1º Passo: Saber o que está acontecendo na cidade ou no estado de competição esportiva, algumas competições, campeonatos e torneios são bastante divulgados como o Campeonato Sergipano de Futebol, mas outros nem tanto, até passam despercebidos pela maioria da população como o Campeonato Sergipano de Pólo Aquático, sim nós temos Pólo Aquático em Sergipe, como também temos vôlei, basquete, natação , BMX entre outros.

 

2º Passo: Procurar na internet, visitar os sites das federações esportivas de Sergipe e atualizar o calendário de torneios para poder acompanhar os treinos antes das competições, temos vários sites em Sergipe como o da FASE (Federação Aquática de Sergipe).

 

3º Passo: Ler nos jornais diários e semanais o caderno de esportes, lá a gente encontra muita coisa.

 

Bom, se já sabemos o que vamos fazer e temos o contato, a etapa seguinte é a Produção!

Não queremos apenas um treino, mandar o repórter ir lá e divulgar a competição. Nós queremos conteúdo e para termos conteúdo precisamos de um PERSONAGEM e como conseguimos um personagem? Muitas vezes recorremos ao Presidente da Federação de cada esporte e perguntamos qual o destaque, qual o primeiro atleta do ranking sergipano, sim, mas nem sempre vamos poder mostrar ele... Existe também o segundo lugar, o terceiro lugar, aquele atleta que treina de uma maneira diferente e inovadora, aquele que concilia o esporte com os estudos, aquele que não é do estado... Temos que ir á caça de histórias curiosas para a matéria render.

 

Essa semana eu produzi o jogo das musas da copa TV Sergipe de futsal, para quem não sabe cada seleção do interior tem uma musa inspiradora, na primeira etapa foram 30 musas, agora na segunda fase 20 passaram. Ou seja, nos veio à idéia de fazer um jogo de futsal entre elas...

E para isso tivemos que primeiro escolher o local para a filmagem, imaginar como seria o jogo, qual seria o uniforme e contatar as Vinte princesas para saírem do seu interior e vir á Aracaju para jogar futsal no sol quente... Fácil não? E ainda arranjarmos duas técnicas e duas árbitras para apitarem a disputa.

 

Primeiro ligamos para as vinte musas, nós já tínhamos os telefones delas, o que ajudou, mas não fez deixarmos de ter muito trabalho, convenci várias na primeira vez, outras só nos segundo dia de ligações, teve uma que não me atendeu... eu acho que o celular chama até hoje de tanto que eu liguei pra menina.

 

Bom, marcado então com as 16... É, eram 20, mas duas não puderam vim e duas não atenderam as minhas ligações... Falei com todas e disse a roupa que deviam vim para o jogo, o local (orla de atalaia) e o horário (14 h).  No dia marcado todas as 16 estavam prontas e fizemos o que chamamos depois do melhor jogo de futsal das copas TV Sergipe até aqui.

Até mais!

Felipe Martins, é Produtor de Esportes da TV Sergipe, assina a produção dos programas Globo Esporte de seg. á Sab. Ás 12:45 e Viva Esporte aos sábados ás 13:45 

Também é Repórter do Unit Notícias da TV Atalaia de seg.á sex. ás 12:30.

 

Voltar

gostou? comenta ai.

Nenhum comentário foi encontrado.